Direitos da Pessoa com Diabetes

Direitos da Pessoa com Diabetes – O que o SUS é obrigado a fornecer?

Muitas pessoas ainda desconhecem os direitos das pessoas com diabetes e, por isso, não recebem tudo o que o Sistema Único de Saúde é obrigado a oferecer. Você sabia que, por exemplo, o glicosímetro pode ser adquirido gratuitamente no SUS?

Infelizmente, ainda é muito comum um paciente procurar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e não conseguir um medicamento específico ou material de saúde. Nesse caso, é aconselhável procurar outra UBS ou mesmo um hospital municipal.

E se os medicamentos ainda não estão em estoque, os direitos do diabético garantem que esse paciente receba tudo o que legalmente é exigido. Siga este post até o final para entender melhor quais dos direitos mais importantes são garantidos.

Saiba como funciona o tratamento da pessoa com diabetes no SUS   

Apesar dos inúmeros problemas que o SUS enfrenta pela falta de investimentos em algumas regiões, milhares de brasileiros têm garantia de tratamento para diabetes e outras doenças crônicas. Os serviços variam de consulta inicial a cirurgias complexas.

Com o avanço da medicina e de políticas públicas efetivas, os direitos das pessoas com diabetes na rede pública de saúde vão se ampliando. Uma nova alternativa de tratamento para pacientes com a doença surgiu apenas no ano passado.

O Sistema Único de Saúde passou a oferecer o medicamento dapagliflozina como mais uma alternativa de tratamento para a doença, especificamente para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. que ajuda a controlar os níveis de glicose e a reduzir complicações.

Conheça um pouco mais sobre os direitos da pessoa com diabetes

Pela legislação brasileira, os diabéticos têm atendimento garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir, monitorar e tratar a doença e os agravos decorrentes dela.

Significa isso Os direitos das pessoas com diabetes incluem consultar um especialista, cirurgia (se necessário), envolvimento na sensibilização sobre a doença, medicamentos e materiais de saúde.

Em relação ao fornecimento de medicamentos, a lei nº 11.347 / 2006 dispõe que as pessoas com diabetes recebam gratuitamente medicamentos para o tratamento da doença e os materiais necessários ao seu uso e dosagem de açúcar no sangue.

Descubra quais materiais para o tratamento e controle da doença estão disponíveis de graça no SUS

Agora que você conhece os principais tipos de tratamento que o SUS deve oferecer às pessoas com diabetes, é importante consultar quais materiais o paciente pode solicitar para o tratamento e controle da doença, veja abaixo:

  • Aparelho medidor de glicose;
  • Tiras para medir glicose;
  • Lancetas para furar o dedo e fazer a medição da glicose; 
  • Remédios para o tratamento da doença (como as insulinas, metformina, glibenclamida e gliclazida).

Todos esses materiais e medicamentos podem ser adquiridos gratuitamente no Sistema Único de Saúde, porém, de acordo com a Lei nº 11.347 / 2006, algumas condições devem ser atendidas para que o paciente tenha acesso a todos esses direitos das pessoas com diabetes.

Como Como você já pode imaginar, é necessária receita médica para a retirada de medicamentos, mas a inscrição no programa de educação especial para diabéticos também é obrigatória por lei. oferecidos nos postos de saúde.

Direitos da pessoa com diabetes: saiba como fazer para receber medicamentos de graça 

Receber medicamentos gratuitos para tratar e controlar a doença é um dos direitos das pessoas com diabetes, porém muitos pacientes ainda não sabem o que fazer para ter acesso aos medicamentos.

O primeiro passo para quem é favorecido Se você deseja obter tratamento gratuito no SUS, entre em contato com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima ao seu local de residência e inscreva-se no Programa de Educação Especial para Diabéticos. Feito isso, você pode ir às consultas e fazer o acompanhamento com o médico.

Além disso, para interromper o uso do medicamento, basta mostrar a receita do médico. Se a UBS não respeitar os direitos das pessoas com diabetes, o paciente pode registrar uma reclamação na secretaria de saúde de sua comunidade ou estado.

Precisa de um advogado?

Coimbra endlich é um escritório de advocacia “full service” comprometido com a excelência nas diferentes áreas de atuação do direito.