Venezuela quebra com a desvalorização cambial recorde e população passa fome

Venezuela quebra com a desvalorização cambial recorde e população passa fome

banco central da Venezuela anunciou na segunda-feira (6) uma desvalorização de mais de 99% de taxa de câmbio oficial com o lançamento de uma nova plataforma cambial.O banco central disse que o pri

Leia tudo

O banco central da Venezuela anunciou na segunda-feira (6) uma desvalorização de mais de 99% de taxa de câmbio oficial com o lançamento de uma nova plataforma cambial.

O banco central disse que o primeiro leilão de seu novo sistema DICOM rendeu uma taxa de câmbio de 30,987,5 bolívares por euro, equivalente a cerca de 25.000 por dólar.

Isso representa uma desvalorização de 86,6% em relação à taxa de DICOM e de 99,6% sobre a taxa subsidiada de 10 bolívares por dólar, que foi eliminada na semana passada.

A Venezuela está passando por uma grande crise, com inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios. Economistas descrevem o sistema de controle cambial de 15 anos como o principal obstáculo para um comércio e indústria funcionais.

A nova taxa ainda é limitada pelo mercado negro do dólar, atualmente em 228.000 bolívares por dólar, de acordo com o site DolarToday, usado como referência.

Há relatos de colapso no sistema alimentar Venezuelano e testemunhas afirmam grande quantidade de pessoas indo a óbito devido a complicações causadas pela desnutrição e desidratação.