Torta de chocolate cremosa

Rendimento: 8 porções

Você vai precisar de:

Massa

½ xícara de manteiga sem sal derretida

½ xícara de açúcar de confeiteiro

1 ovo grande em temperatura ambiente

1½ xícara de farinha de trigo

2 colheres de sopa de cacau em pó

¼ de colher de chá de sal

Recheio

⅓ de xícara de água

½ xícara de manteiga sem sal

1 colher de chá de café solúvel

1 xícara de chocolate amargo picado

⅓ de xícara de açúcar

1 colher de sopa de extrato de baunilha

Uma pitada de sal

3 ovos grandes

Framboesas frescas para decorar, opcional

Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo:

1. Faça a massa: adicione a manteiga em uma tigela média e peneire o açúcar de confeiteiro com uma peneira fina. Bata até ficar homogêneo. Bata o ovo e adicione metade de cada vez à mistura de manteiga, batendo bem para incorporar entre as adições.

2. Peneire a farinha e o cacau em pó, e adicione o sal. Usando uma espátula de borracha, misture a massa até o cacau em pó ficar uniformemente distribuído.

3. Embrulhe a massa em filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos para esfriar, ou de um dia para o outro (se você refrigerar a massa de um dia para o outro, deixe-a descansar em temperatura ambiente de 15 a 30 minutos antes de desenrolar).

4. Preaqueça o forno a 190˚C.

5. Unte uma forma de torta de 23 cm e estenda a massa fria em um círculo de 28 cm. Enrole a massa em torno de um rolo de massa, em seguida, desenrole a massa sobre a forma. Pressione a massa contra o fundo e as laterais da forma, em seguida use o rolo de massa para rolar sobre a parte superior da forma, cortando qualquer excesso de massa (enrole novamente qualquer excesso de massa e asse como biscoitos, se desejar). Pressione a massa suavemente contra a forma mais uma vez. Usando um garfo, faça furos no fundo da crosta, assim ela não vai estufar.

6. Leve ao forno por 15 minutos, depois retire a base da torta do forno e reduza a temperatura para 150°C.

7. Faça o recheio: aqueça uma panela média em fogo alto. Misture a água e a manteiga, até ferver. Adicione o café solúvel e mexa até ficar dissolvido.

8. Em uma tigela média, adicione o chocolate, o açúcar e o extrato de baunilha e despeje a mistura de manteiga quente sobre eles. Bata até que o chocolate fique derretido e a mistura esteja brilhante.

9. Adicione os ovos e bata bem até misturar. Despeje o recheio na base pré-assada. Leve ao forno de 12 a 15 minutos ou até o chocolate ficar quase totalmente firme, mas com o centro se mexendo um pouco.

10. Deixe a torta esfriar por pelo menos 30 minutos, ou até que esteja fria ao toque. Decore com framboesas e peneire açúcar de confeiteiro por cima. Fatie e sirva.

11. Aproveite!

você pode gostar também