Salada de Lentilha e Castanhas, do Good Truck

Salada de Lentilha e Castanhas, do Good Truck

“Para quem segue todas as tradições em busca de um ano novo mais próspero, certamente manda um pratão de lentilha na ceia do dia 31. Mas vou te contar uma coisa: é possível fazer essa lentilha ser

Leia tudo

“Para quem segue todas as tradições em busca de um ano novo mais próspero, certamente manda um pratão de lentilha na ceia do dia 31. Mas vou te contar uma coisa: é possível fazer essa lentilha ser muito mais nutritiva e saborosa. As leguminosas são essenciais para uma alimentação saudável, pois possuem alto teor de proteínas, fibras, minerais, ferro e magnésio. Além disso, 2016 foi definido pela ONU (por meio da FAO) como o Ano Internacional das Leguminosas, afim de estimular o seu consumo já que várias espécies estão entrando em extinção em detrimento da monocultura produtiva e da alimentação cada vez mais monótona da população”, explicou a chef Gabrielle Mahamud, também autora do blog Flor de Sal.

Ingredientes

200gr de lentilha germinada
100gr de tomate cereja (e/ou morango)
50gr de quinoa germinada
50gr de cevada em grãos
50gr de trigo em grãos
50gr amendoim com pele
50gr de frutas secas
50gr de castanhas a gosto (usei amêndoas e do Pará)
20gr de gergelim tostado
1/2 xícara de azeite (se tiver aromatizado, melhor)
5 colheres de sopa de vinagre de maçã
Suco de 1 limão
Salsinha e manjericão picadinhos a gosto
Especiarias a gosto (usei 1 colher de sopa de um mix de canela, noz moscada, cravo e pimenta do reino)
Missô a gosto para salgar - pode ser sal normal

Modo de preparo

Deixe todos os grãos (ervilha, trigo, cevada, quinoa) e o amendoim de molho em água limpa por pelo menos 8 horas - essa é a hora de germinar seus grãos, se você quiser. Descarte a água do demolho e enxágue bem os grãos em água corrente. Cozinhe-os em água limpa por uns 30 minutos ou até que estejam al dente - a quinoa não precisa ser cozida, mas, se quiser, passe em água quente rapidamente). Enquanto isso, lave os tomates e corte pela metade. Coloque-os no recipiente em que servirá a salada e reserve. Pique as castanhas grosseiramente. Junte-as as castanhas, amêndoas e amendoim aos tomates e reserve. Assim que os grãos terminarem de cozinhar, escorra a água e deixe esfriar um pouco. Acrescente os grãos ao recipiente com os tomates e as oleaginosas e misture bem. Adicione os demais ingredientes e misture até que esteja tudo bem incorporado. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.

* Se for preparar bem antes de comer, deixe o vinagre e o limão para acrescentar depois, quase na hora da refeição. Isso porque se a salada estiver fora da geladeira, esses ingredientes vão acabar oxidando o preparo. Você pode incrementar sua salada com flores e folhas de capuchinha.

Posts Relacionados