Rosca frita simples: Opção para acompanhar o Cafezinho!

Nessa matéria você vai aprender a fazer uma Rosca frita simples e muito saborosa, opção de receita perfeita pra você servir no café da manhã ou no lanche da tarde, eu tenho certeza que todos irão adorar o resultado. Confira abaixo a lista dos ingredientes que iremos usar e o passo a passo, não esqueça de compartilhar a opinião de vocês de como ficou, através dos comentários em nossa página.

Ingredientes:

  • 1 quilograma de farinha de trigo tipo 1
  • 260 gramas de açúcar
  • 40 gramas de fermento biológico fresco
  • 80 gramas de manteiga amolecida
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 200 mililitros de leite morno
  • óleo para fritar

Modo de preparo:

Para começar fazendo a massa para rosquinha, em uma tigela grande coloque a farinha e o açúcar e misture. Abra um buraquinho no centro e coloque aí o leite com o fermento dissolvido nele – a isto se chama um vulcão de farinha.

Adicione também no centro a manteiga cortada em pedaços e os ovos levemente batidos. Comece misturando estes ingredientes com a farinha, de dentro para fora, com uma colher ou com as mãos. Depois amasse e sove até obter uma massa com textura lisa e elástica e que desgruda.

Quando a massa das rosquinhas já não grudar nas mãos, modele em forma de bola, coloque de novo na tigela e cubra com um pano ou plástico filme, para manter a umidade da massa. Deixe repousar por 1 hora ou até que dobre de volume.

Dica: Se estiver preparando a massa num ambiente frio, preaqueça um pouco o forno, até que fique morno no interior, desligue e coloque aí a massa repousando. Desse jeito ela crescerá mais depressa.

Após este tempo, a massa já deverá estar crescida. O passo seguinte é sovar um pouco, para retirar o ar, e abrir com um rolo até que fique com cerca de 2-3 cm de altura.

Dica: Polvilhe a superfície e a massa com farinha, para que a massa não grude nela.

Corte a massa em forma de rosquinhas, usando um cortador especial ou qualquer outro que seja redondo (como um copo, por exemplo). Não se esqueça também de cortar um círculo ao centro, usando um acessório redondo menor (exemplos: bico de confeiteiro, tampa de garrafa, etc).

Deixe a massa repousar novamente, desta vez por 30 minutos, para que as rosquinhas aumentem de tamanho e fiquem mais fofinhas. Depois esquente o óleo numa frigideira, frite as rosquinhas até dourarem e retire para um tabuleiro com papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo.

Dica: Uma opção mais saudável é levar as rosquinhas para assar no forno preaquecido a 200ºC por 15-20 minutos.

Polvilhe suas rosquinhas doces com açúcar e canela misturados, depois é só servir.