Receita: bolo de reis com vinho e rum

Receita: bolo de reis com vinho e rum

Frutas secas e cristalizadas são a cara do natal - e do ano novo também. Então, nada mais justo do que despedir-se da temporada de festas com uma sobremesa que usa e abusa dessas iguarias: o

Leia tudo

Frutas secas e cristalizadas são a cara do natal - e do ano novo também. Então, nada mais justo do que despedir-se da temporada de festas com uma sobremesa que usa e abusa dessas iguarias: o bolo de reis.

A tradicional receita portuguesa costuma ser assada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, para acompanhar o desmonte da árvore, e pode ser feita tanto no formato de rosca, com uma massa que lembra a de pão, quanto na forma de bolo, como a versão preparada pela Adriana Lira, do Dona Doceira - uma releitura que ainda incluí vinho do porto e rum.
Saboroso, a versão "moderninha" da sobremesa ainda cumpre com louvor as duas únicas exigências deste doce: que seja tão efeitado quanto uma coroa - e, claro, bem fácil de fazer!

Bolo de Reis

Ingredientes
- 300 g de manteiga
- 400 g de açúcar
- 500 g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- ½ colher (chá) de sal
- 5 g de noz moscada
- 5 g de canela em pó
- 50 ml de vinho do Porto
- 25 ml de rum
- 100 g de nozes picadas
- 300 g de frutas cristalizadas
- 100 g de uva passas branca e pretas

Modo de preparo
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Junte os ovos, um a um, batendo sem parar. Coloque os ingredientes secos e mexa, incorporando. Junte o vinho do porto e o rum. Acrescente as frutas cristalizadas e as passas. Em uma forma untada, despeje a massa e leve ao forno já pré-aquecido em 180 graus, por uma hora e meia.
Para o glacê, coloque duas xicaras de açúcar confeiteiro e o suco de limões grandes. Misture bem e pincele sobre o bolo. Finalize com nozes e cerejas.

Posts Relacionados