Por que não pode olhar para o eclipse?

Um eclipse solar é inspirador e a tentação de olhar para a fonte do espetáculo pode ser avassaladora. Astrônomos e oftalmologistas solares advertem que isso é um erro que pode deixar você cego permanentemente.

É um aviso para levar a sério, mas há uma ocasião em que isso não se aplica. Você provavelmente não machucará seus olhos se observar o momento exato da totalidade e desviar o olhar assim que o sol reaparecer.

Os perigos da luz solar

O sol é basicamente uma explosão termonuclear única, grande e contínua, e as pessoas têm uma aversão natural a olhar diretamente para ele. Há uma boa razão para essa aversão, além das dores de cabeça e da distorção temporária da visão que a luz solar visível produz. A luz solar ultravioleta pode causar uma série de distúrbios oculares, de acordo com a Cleveland Clinic, incluindo degeneração macular, retinite solar e distrofias corneanas. Além disso, os efeitos são cumulativos, então olhar para o sol duas vezes é duas vezes pior para os seus olhos do que olhar para ele uma vez, mesmo se você olhar em dias diferentes.

O perigo da visualização do Eclipse

Olhar para o sol durante um eclipse é mais perigoso do que olhar para o sol. A escuridão que acompanha um eclipse pode anular a tendência natural de apertar os olhos e desviar os olhos, aumentando a quantidade de radiação ultravioleta que pousa na retina e aumentando a probabilidade de você sofrer danos nos olhos. Seus olhos podem sofrer danos mesmo que apenas uma pequena parte do sol seja visível. A córnea concentra a luz solar na retina e a queima, e como a retina não tem receptores de dor, você não sabe que o dano foi feito até que seja tarde demais.

Maneiras Seguras de Olhar

Seus olhos precisam da proteção de um filtro efetivo de bloqueio de UV se você quiser olhar para um eclipse. Essa proteção não é fornecida por óculos de sol convencionais, nem é fornecida por vidro esfumaçado ou colorido. Você precisa da proteção de força industrial dos óculos de soldador nº 14 ou, melhor ainda, de óculos eclipses feitos especialmente para visualização de eclipses. Um projetor simples que consiste em dois pedaços de papelão – um com um furo – também permite que você visualize o eclipse com segurança, se não em grande detalhe. O pinhole projeta a imagem do sol no outro pedaço de papelão.

Considerações

A única vez em que é seguro olhar rapidamente para o sol durante um eclipse, de acordo com o astrônomo solar Mitzi Adams, é no momento da totalidade, quando seu disco é completamente escondido pela lua. Você não terá tempo para estudar a corona em detalhes, no entanto, porque você deve desviar o olhar para o primeiro sinal de luz. Uma lente ou telescópio fotográfico focaliza e intensifica a luz do sol, e você nunca deve olhar através de filtros adequados. Telescópios não filtrados ou binóculos são perigosos, mesmo que ninguém os veja, porque a luz solar concentrada que eles projetam pode iniciar rapidamente incêndios.

você pode gostar também