Por que as pessoas adoecem quando o clima muda?

As pessoas parecem ter um resfriado ou uma gripe quando as estações mudam. Mas essas mudanças dramáticas de temperatura não são a causa direta dessas doenças, dizem os especialistas.

Em vez disso, as mudanças de temperatura permitem que um grupo diferente de vírus floresça, e são esses vírus que deixam as pessoas doentes, disse o Dr. Benjamin Kaplan, médico de medicina interna da Orlando Health, na Flórida.

“Muitos estudos mostram que o rinovírus e o coronavírus são os dois principais agentes do resfriado comum”, disse Kaplan à Live Science. “Curiosamente, eles florescem em climas mais frios, como o que temos na primavera e no outono.”

Da mesma forma, o vírus da gripe se replica e se espalha de forma mais eficaz quando o ar está frio e seco; “Portanto, as pessoas tendem a contrair a gripe no inverno”, disse ele.

As doenças do verão surgem de uma combinação de vários fatores. Pessoas com alergias sazonais frequentemente se sentem congestionadas e desenvolvem coriza e coceira nos olhos quando estão perto de pólen, mofo ou grama.

Seu sistema imunológico pode entrar em overdrive como eles reagem a estas alergias, deixando-os mais vulneráveis ​​a contágios virais, disse Kaplan.

No entanto, essas infecções de verão geralmente são mais leves do que as capturadas em outras estações, disse ele.

Às vezes, as pessoas podem confundir suas alergias por um resfriado, acrescentou Kaplan. “De fato, diz-se que o termo ‘febre do feno’ realmente vem do momento em que os agricultores coletavam o feno no final do verão e ficavam ‘doentes com febre’”, disse ele. “Mas, na verdade, eles estavam sofrendo de exposição severa a alérgenos dos campos”.

Para evitar ficar doente, é melhor seguir este conselho: “Pratique boa lavagem das mãos, faça bastante exercício, coma de forma saudável e tenha pelo menos de 6 a 8 horas de sono reparador [uma noite]”, disse Kaplan.

Além disso, não seja enganado por curas chamativas. Suplementos de venda livre – incluindo Echinacea, vitamina C e zinco – não são significativamente eficazes na prevenção ou cura de resfriados, de acordo com estudos científicos, disse Kaplan.

você pode gostar também