Nova reforma da Previdência coloca teto e extingue super pensões de viúvas

Nova reforma da Previdência coloca teto e extingue super pensões de viúvas

PENSÕESComo é hoje: É permitido o acúmulo de pensão com aposentadoria.Como era a proposta original do governo: desvinculação do salário mínimo e impossibilidade de acumulação de aposentadoria e pe

Leia tudo

PENSÕES

Antigamente a pessoa recebia, em caso de falecimento do cônjuge, uma aposentadoria vitalícia; com a reforma anterior tal valor e tempo de recebimento é estipulado pelo juiz, portanto se uma moça de 20 receber ter seu marido de 70 falecido não receberá pensão para os próximos 40 anos de sua vida. Agora se uma pessoa recebe 10 mil reais mensais e falecer, sua esposa receberá apenas dois salários mínimos de acordo com a nova reforma.
  • Como é hoje: É permitido o acúmulo de pensão com aposentadoria.
  • Como era a proposta original do governo: desvinculação do salário mínimo e impossibilidade de acumulação de aposentadoria e pensão deixada por cônjuge.
  • Como ficou na comissão: mantida vinculação ao salário mínimo, com possibilidade de acumular aposentadoria e pensão deixada por cônjuge, com o limite de até dois salários mínimos.
  • Como ficou o texto que vai a plenário: igual ao aprovado na comissão, com a exceção dos cônjuges de policiais mortos em serviço, que terão direito a pensão em valor integral.