Fideuá: receita típica espanhola parecida com a paella

Fideuá: receita típica espanhola parecida com a paella

Pouco conhecido entre os brasileiros, o fideuá é um prato típico espanhol muito parecido com a paella, e que leva, no lugar do arroz, macarrão tipo cabelo de anjo, frango e camarão. O chef

Leia tudo

Pouco conhecido entre os brasileiros, o fideuá é um prato típico espanhol muito parecido com a paella, e que leva, no lugar do arroz, macarrão tipo cabelo de anjo, frango e camarão. O chef Fabiano Santana, do restaurante Almodovar, ensina como prepara-lo a seguir.

Receita de Fideuá
Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes do fideuá

250 g de massa cabelo de anjo
100 g de pimentão vermelho
100 g de pimentão amarelo
100 g de pimentão verde
50 g de cebola
10 g de alho picado
120 ml de azeite extra virgem
600 g de peito de frango cortados em cubos de 2 cm
850 g de camarão limpo com rabo

Ingredientes do caldo bisquet de camarão

500 g de cabeça de camarão
250 g de salsão
250 g de alho poró
200 g de cebola
200 g de cenoura
2 folhas de louro
400 g de tomate
100 g de páprica defumada
2.500 ml de agua

Modo de preparo do cabelo de anjo

Quebre o cabelo de anjo e leve ao forno em uma assadeira a 160º C com um pouco de azeite e asse até dourar.

Modo de preparo do caldo

Leve a cabeça de camarão ao forno a 180º C para deixar secar um pouco. Numa panela adicione um pouco de azeite, refogue o louro, o salsão, o alho-poró, a cenoura e a cebola até dourar. Em seguida adicione 200 ml de vinho branco e as cabeças de camarão. Deixe o vinho evaporar um pouco e adicione a água, ervas a sua escolha, a páprica defumada e os tomates cortados ao meio. Deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora até que o caldo reduza em 50 %.

Modo de preparo do fideuá

Em uma frigideira grande coloque azeite, aqueça e em seguida coloque os frangos cortados em cubos. Adicione sal e pimentão e refogue até obter cor dourada. Acrescente os pimentões, a cebola e a metade do alho. Refogue e adicione o cabelo de anjo já dourados e crocantes na frigideira. Adicione o molho bisquet até que cozinhe a massa deixando-a al dente. Em uma outra frigideira grelhe os camarões com azeite, coloque a outra parte do alho e sal. Refogue até ficar dourado e use como decoração. Sirva na frigideira ou em uma travessa de sua preferência.

Posts Relacionados