É seguro segurar um espirro?

A maioria dos ferimentos de abafar um espirro é simplesmente uma má sorte. Ainda assim, se você está prestes a espirrar, é melhor ir em frente e ah-choo!

“Eu não recomendaria a supressão de um espirro por qualquer método, seja beliscando o nariz ou espirrando conscientemente em uma garganta fechada”, disse Alan Wild, cirurgião de cabeça e pescoço e professor assistente de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Saint Louis.

É importante notar a diferença entre restringir o desejo de espirrar e tentar parar um espirro em andamento.

“Esfregar o nariz, respirar com força através do nariz e pressionar o lábio superior abaixo do nariz pode aliviar o desejo de espirrar, mas uma vez que o espirro começa, geralmente é melhor deixá-lo ir”, disse Wild.

Então, o que pode acontecer se você não seguir o conselho do médico? Provavelmente nada.

“Os ferimentos que podem ocorrer estão relacionados a alguma estranheza anatômica subjacente.”

Mas se acontecer de você ser um desses casos infelizes, Wild disse que a realização de um espirro pode levar a várias situações insalubres. Um espirro bloqueado poderia:

  •   causar ferimentos no diafragma
  •   quebrar um vaso sanguíneo no branco do olho, causando hematomas da parte branca ao redor da íris
  •   force a passagem de ar pelos tubos de Eustáquio em seus ouvidos e cause um tímpano rompido ou uma lesão no ouvido interno que possa causar vertigem ou perda auditiva
  •   enfraquecer um vaso sanguíneo no cérebro e causar a ruptura devido à elevação momentânea da pressão arterial

“O risco de uma lesão é baixo, mas você pode ser o azarado”, disse Wild. “Alguns também estão preocupados que sufocar o espirro é apenas um resultado temporário que o que provocou o espirro ainda está presente e causará outro espirro em breve”.

Algumas pessoas podem sofrer de espirros agressivos, o que pode causar outro conjunto de problemas de saúde.

  •   Um espirro violento por alguém que teve uma cirurgia sinusal pode empurrar o ar para dentro do espaço ao redor do olho e fazê-lo inchar, ou empurrar o ar para dentro da cavidade cerebral e causar uma dor de cabeça intensa ou até mesmo um derrame.
  •   Um espirro violento pode causar uma lesão no pescoço de uma extensão súbita do pescoço
  •   Um espirro violento pode causar incontinência momentânea

Alguns dos nossos espirros ainda confundem os médicos. A maioria acredita que o reflexo do espirro é importante para se livrar de substâncias irritantes, como partículas de poluição ou alérgenos de nossos narizes. Mas nem todos os espirros estão relacionados a coisas no nariz.

“Muitas pessoas espirram quando expostas à luz solar intensa, enquanto algumas pessoas espirram durante o sexo, após a administração de certos anestésicos intravenosos, comendo demais ou com certas doenças neurológicas, como a epilepsia”, disse Wild. “Esse tipo de espirro é mal compreendido”.

você pode gostar também