Bolo com recheio de abacaxi natural: Receita deliciosa!

Que tal preparar um Bolo com recheio de abacaxi natural simplesmente maravilhoso? Trata-se de uma ótima sugestão de receita pra você servir em festas de aniversário e ocasiões especiais, é um bolo que vai agradar o paladar de todos. Veja abaixo o passo a passo simplificado e mãos na massa, não esqueça de compartilhar a sua opinião de como ficou, através dos comentários em nossa página.

Ingredientes:

Bolo:

  • 1 caixa de mistura para bolo de abacaxi
  • ingredientes indicados na caixa do bolo

Recheio de abacaxi simples:

  • 1 abacaxi natural picado (sem o miolo)
  • 1 lata de leite condensado
  • ½ lata de leite (medida da lata de leite condensado)
  • 2 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
  • ½ xícara de açúcar (80 gramas)
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga

Sugestão de cobertura:

  • chantilly pronto
  • coco ralado
  • pedaços de abacaxi

Modo de preparo:

Comece preparando o recheio para bolo de abacaxi: dissolva a maisena no leite e coloque numa panela junto com as gemas e o leite condensado.

Dica: Passe as gemas de ovo por uma peneira para evitar o cheiro e gosto de ovo nesta receita de bolo de abacaxi.

Leve ao fogo médio e fique mexendo até engrossar e desgrudar do fundo da panela, em ponto de brigadeiro mole. Adicione a margarina e misture. Por fim desligue e deixe esfriar fora da geladeira.

Dica: Cubra este creme com plástico filme, para que não se forme uma película dura nele quando esfriar.

Em seguida coloque noutra panela o abacaxi, a meia xícara de açúcar e 2-3 colheres de sopa de água. Deixe cozinhar no fogo baixo por uns 20-30 minutos, mexendo de vez em quando.

Durante esse tempo o açúcar vai derreter e o abacaxi vai soltar seus sucos. Quando a calda de açúcar espessar e grudar toda no abacaxi, deixando-o bem caramelizado e douradinho, como na foto, desligue o fogo e deixe esfriar.

Dica: Dependendo da quantidade de suco que o abacaxi soltar, este processo pode demorar um pouco mais que o tempo indicado. Deixe no fogo até conseguir um abacaxi sequinho, isso é importante para o recheio não ficar mole.

Agora preaqueça o forno nos 180ºC (forno médio) e prepare o bolo de abacaxi simples de acordo com as instruções na caixa.

Coloque a massa do bolo numa forma untada e enfarinhada e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC pelo tempo indicado na caixa da massa de bolo ou na receita do bolo. Retire, deixe esfriar um pouco e desenforme.

Dica: De preferência use uma forma de 20 a 22 cm e sem furo central, será mais fácil para rechear.

Numa tigela misture o creme de gemas, leite e leite condensado com o abacaxi caramelizado: este é o recheio para bolo de abacaxi.

Corte o bolo ao meio e espalhe nele o recheio de abacaxi para bolo, cubra com a outra metade de bolo, pressione levemente e reserve na geladeira por 1 hora, para o recheio firmar.

Dica: Se quiser umedecer o bolo leve ao fogo 1 xícara de açúcar com meia xícara de água, espere ferver e use essa mistura como calda do bolo.

Está pronto seu bolo com recheio de abacaxi cremoso!