Batata gratinada com queijo (Receita maravilhosa)

Nessa matéria você vai aprender a fazer uma Batata gratinada com queijo, trata-se de uma receitinha prática, econômica e muito saborosa, opção perfeita pra você servir na sua refeição principal, eu tenho certeza que todos irão adorar o resultado. Confira o passo a passo abaixo e mãos à obra, não esqueça de enviar a sua opinião de como ficou, adoramos receber a opinião de nossos leitores.

Ingredientes:

  • 900 gramas de batata cortada bem fininha
  • ¾ xícara de mussarela ralada
  • 1 colher de sopa de creme de leite fresco
  • 2 dentes de alho bem picadinhos
  • ½ colher de sopa de alecrim picadinho
  • sal
  • pimenta do reino
  • manteiga para untar

Modo de preparo:

Comece deixando as batatas numa vasilha com água gelada por 30 minutos, trocando a água a cada 10 minutos. Esse processo ajuda a eliminar o amido da batata, assim ela fica mais crocante no forno.

Dica: Para cortar a batata bem fininha eu uso um mandolim.

Numa vasilha misture o creme de leite com o alho, o alecrim, o sal e a pimenta para conseguir o tempero da batata gratinada simples.

Seque bem as batatas e coloque-as na vasilha com o tempero. Mexa bem até todas as fatias estarem cobertas – as batatas não deverão ficar encharcadas, apenas levemente untadas.

Dica: Mexa com cuidado para não quebrar as batatas.

Unte uma travessa com manteiga e arrume as batatas nela, jogando por cima o restante do tempero que ficou na vasilha. Tampe com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 230°C por 1 hora.

Após uma hora retire a travessa do forno, dispense o papel alumínio e cubra as batatas com o queijo. Volte ao forno por mais 30 minutos, até ficar bem bonitão e dourado.

Dica: Pode colocar um pouco de queijo parmesão ralado por cima junto com a mussarela, que fica bom também.

Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos antes de servir. Prontinho! Delicie-se com seu gratinado de batata, perfeito para acompanhar qualquer receita de carne ou de peixe.